Ambiente exclusivo
Da mesma forma que no projeto exterior do Novo Passat, os designers de interiores elaboraram um interior cuja estética, clareza e percepção de alto valor são evidentes. Graças a inúmeras soluções de design, detalhes precisamente executados e tecnologias inovadoras, como o quadro de instrumentos digital ativo, o interior está mais moderno e multifacetado.
A Matriz Modular Transversal (MQB) tornou possível melhorar ainda mais o espaço interno. Embora o Novo Passat seja 2 mm mais curto do que o anterior, em seu interior o comprimento cresceu 33 mm. Agora os ocupantes do banco traseiro têm 116 mm de espaço para os joelhos, em relação aos bancos dianteiros.
O porta-malas também cresceu, ganhando 21 litros de capacidade para bagagens, agora totalizando 586 litros.
Saídas de ar em formato horizontal
A meta definida quando foi iniciado o desenvolvimento do Novo Passat, da criação de uma sensação de leveza e espaço generoso no interior, foi realizada pelos designers com um painel leve, com estrutura horizontal consistente – e os painéis de portas dianteiras também estão estilisticamente incorporados a essas premissas.
O elemento central de design no painel é a inovadora saída de ar, que se estende por toda a largura do interior e foi concebida como um elemento decorativo funcional. Não há ali saídas de ar separadas – mas sim um elemento contínuo somente interrompido pelos instrumentos e pelo relógio analógico, unificando forma e função.
O claro caráter arquitetônico é criado pelo imponente comprimento das aletas cromadas integradas às saídas de ar, com um painel decorativo integrado abaixo. As dimensões das saídas de ar não afetam apenas a concepção do painel de instrumentos, mas também têm efeito positivo sobre o desempenho do controle de temperatura e acústica.
Motor 2.0L TSI 220cv
O Novo Passat é equipado com o motor 2.0 TSI BlueMotion Technology de 220 cv, disponíveis já a partir de 4.500 rpm até 6.200 rpm – ganho de potência de 9 cv sobre a geração anterior. Os motores TSI se destacam por seu baixíssimo consumo de combustível, alta potência e elevado torque a partir de baixas rotações.
O Novo Passat dispõe de excelentes 35,7 kgfm (350 Nm), ganho de expressivos 7 kgfm (70 Nm) sobre a versão anterior (28,6 kgfm, ou 280 Nm).
O Novo Passat exibe desempenho arrebatador, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos (ante 7,6 segundos da versão anterior) e atingindo a velocidade máxima de 246 km/h (contra 210 km/h).
Active Info Display
No Novo Passat, a Volkswagen está estreando um quadro de instrumentos totalmente digital: o Painel Digital Programável (Active Info Display). Todos os instrumentos são implementados virtualmente via software. Somente as luzes/ícones na borda inferior do mostrador são implementados em hardware.
Informações de navegação podem ser mostradas em 2D ou 3D, em uma tela de 12,3 polegadas. Sua resolução de 1.440 x 540 pixels permite gráficos extremamente precisos e de alta qualidade. Por exemplo, o modo de navegação: nesse caso, o velocímetro e conta-giros são deslocados para os lados, a fim de criar mais espaço para o mapa.
As informações sobre as funções de condução, de navegação e de assistência podem ser integradas em áreas gráficas do velocímetro e conta-giros, conforme necessário. Dados que são exibidos no console central pelo sistema de infotainment, como contatos de telefone ou capas de CD, também podem ser exibidas no Painel Digital Programável.
Sistema Infotainment Discover Pro com tela de 8″
O Novo Passat traz os sistemas de infotainment de segunda geração da Volkswagen. Os mais recentes sistemas de infotainment desta plataforma modular (MIB2) permitem o máximo de conectividade na conexão de dispositivos externos. Suas várias interfaces incluem uma para smartphones e apps relacionados via plataformas MirrorLink®, Apple CarPlay e Android Auto (Google).
Independentemente do sistema de Infotainment, praticamente todos os comandos podem ser executados pelos botões no volante multifuncional, ou por comandos de voz.
É possível selecionar as mídias (CD, SD-Card, Bluetooth, entradas auxiliar e USB), operar o telefone e o sistema de navegação apenas utilizando a voz.
Faróis de LED
A Volkswagen desenvolveu um sistema de iluminação inteiramente novo para o Passat de oitava geração. A versão Highline vem equipada de série com faróis de LEDs (diodos emissores de luz) com tecnologia de projeção.
Dois discretos módulos de lentes projetam a luz na via, gerando claridade semelhante à luz do dia. O componente central desses faróis é o módulo externo multi-fachos. Além dos fachos baixo e alto (com adaptação de luz), os faróis também geram as luzes dinâmicas de conversão. O módulo de lentes interno de facho plano é responsável ela chamada “iluminação de campo próximo”.
Outro destaque dos faróis de projeção de LEDs são as luzes de condução diurnas com 32 LEDs. Sua assinatura consiste de dois módulos separados: um “U” grande (que incorpora esses dois módulos) e um “U” menor, que contorna os módulos multi-facho. Entre as luzes de condução diurna, o largo indicador (12 LEDs) enfatiza o desenho do farol.
Os LEDs dos indicadores de direção estão colocados na parte interna do farol. Os faróis de LEDs são complementados com o recurso Dynamic Light Assist (Assistente de Luz Dinâmico, DLA). Controlado por meio de uma câmera, o DLA detecta veículos trafegando em sentido contrário ou à frente do Novo Passat, coordenando a distribuição de luz dos faróis, evitando ofuscamento.
DCC – Controle Dinâmico do Chassi
A segunda geração do DCC (Controle Dinâmico do Chassi) é utilizada no Novo Passat. O sistema oferece cinco modos de condução: ‘Comfort’, ‘Normal’, ‘Eco’, ‘Individual’ e ‘Sport’, selecionados por meio de um botão no console central, ao lado da alavanca de câmbio.
No perfil ‘Eco’, o gerenciamento do motor, ar-condicionado e outras unidades auxiliares são controlados para otimizar o consumo, com a função adicional de rolagem.
Quando o motorista solta o pedal do acelerador, como ao reduzir a velocidade em um semáforo ou em descidas, o câmbio DSG é desacoplado e o motor entra em marcha lenta. Isso permite a melhor utilização possível da energia cinética do carro. No modo ‘Sport’, por outro lado, as respostas do motor e pontos de troca das marchas da transmissão automática DSG de 6 velocidades com função Tiptronic são configuradas para maior dinamismo.
No modo ‘Comfort’ todo as excepcionais qualidades de rodagem confortável do Novo Passat são realçadas. Também é possível, por meio do perfil ‘Individual’ atribuir quaisquer outras propriedades de perfil de condução ao modo de DCC. O sistema DCC controla as válvulas dos amortecedores de forma eletrônica, por meio de um algoritmo avançado, definindo assim a carga de amortecimento adequada à situação.
O DCC utiliza os sinais a partir de sensores de deslocamento das rodas e acelerômetros, além de informações sobre o veículo da rede de computadores; em ciclos de um milissegundo, utiliza esses valores para calcular e ajustar de forma adaptativa a carga de amortecimento. As forças de amortecimento aplicadas seletivamente às quatro rodas são reguladas individualmente. Exclusivamente em combinação com o DCC, novas conexões hidráulicas são usadas no eixo traseiro para ligar o braço de controle ao sub-chassi. Isso melhora ainda mais as características de vibração, especialmente através de melhor amortecimento.
Easy Open
Mais conveniência e conforto ao usar o porta-malas que se abre automaticamente quando se passa o pé debaixo do para-choque traseiro.
Pneus com sistema autosselante
O Novo Passat vem equipado com um dos pneus mais avançados com sistema autosselante que sela automaticamente o orifício gerado pelo objeto perfurante, impedindo assim o esvaziamento do pneu (eficaz para objetos perfurantes de até 5mm).
Front Assist (Sistema de monitoramento frontal) com City Emergency Braking
O Front Assist usa um sensor por radar integrado à frente do carro que monitora constantemente a distância dos veículos adiante. O Front Assist ajuda o motorista em situações críticas pré-condicionando o sistema de freios e alertando o condutor por meio de sinais (visual ou sonoro) – ou, em um segundo estágio, por meio de um breve solavanco. Caso o motorista não freie forte o suficiente, o sistema automaticamente gera força de frenagem para tentar evitar uma colisão. Se ainda assim o motorista não reagir, o Front Assist freia o carro automaticamente para proporcionar mais tempo para reação. Teoricamente, isso permite que o motorista evite uma colisão iminente ou, pelo menos, reduza a velocidade do impacto.
O sistema também auxilia o motorista dando um sinal caso o carro se aproxime demais do veículo à frente. A função City Emergency Braking é uma extensão do Front Assist. Usando um sensor por radar, ela monitora a área à frente do carro.
O sistema funciona abaixo de 30 km/h. Se houver perigo de colisão com um veículo andando ou parado à frente do carro e o motorista não reagir, o sistema de freios é pré-condicionado da mesma forma que com o Front Assist. Se necessário, o City Emergency Braking começa a frear com força para reduzir a severidade do impacto. O City Emergency Braking pode evitar uma colisão frontal iminente no último segundo.
Versões
Comfortline
Novo Passat. Uma nova categoria de sofisticação.
- Seleção do perfil de condução “Mode” (Normal/Esporte/Eco/Conforto) com “DCC” – Regulagem adaptável do chassi
- Ar-condicionado “Climatronic” de 3 zonas
- Bancos dianteiros com aquecimento e ajuste elétrico do encosto no lado do motorista
- Freio de estacionamento eletrônico com função “Auto Hold”
- Lanternas traseiras com iluminação em LED
- Rodas de liga leve 18″ “Dartford” com pneus 235/45 R18 auto-selantes
- Sistema infotainment “Discover Media” com tela touchscreen de 6,5″, Buetooth, rádio CD-Player, navegação e App-Connect
- Revestimento dos bancos em couro “Vienna”
- “Kessy” – sistema de acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor
- Sistema “Start-Stop” com recuperação de energia de frenagem
- Tampa do porta-malas “Easy Open” com abertura controlada por sensor sob o para-choque traseiro (pedal virtual)
- Transmissão automática DSG de 6 velocidades com função Tiptronic
- Volante multifuncional em couro com comandos do rádio, computador de bordo e controle automático de velocidade
- Teto solar elétrico – panorâmico (opcional)
Highline
Novo Passat. Uma nova categoria de sofisticação.
- Painel de instrumentos digital programável “Display Active” (opcional)
- Faróis em LED com sistema DLA (assistente dinâmico de farol alto) e luz de condução diurna em LED
- Seleção do perfil de condução “Mode” (Normal/Esporte/Eco/Conforto) com “DCC” – Regulagem adaptável do chassi
- “ACC” – controle automático de distância e velocidade com função de frenagem de emergência “City Emergency Brake” (opcional)
- Sistema “Start-Stop” com recuperação de energia de frenagem
- Tampa do porta-malas “Easy Open” com abertura controlada por sensor sob o para-choque traseiro (pedal virtual)
- Transmissão automática DSG de 6 velocidades com função Tiptronic
- Revestimento dos bancos em couro “Nappa”
- Ar-condicionado “Climatronic” de 3 zonas
- Computador de bordo com display multifuncional “Premium Color”
- Sistema infotainment “Discover Media” com tela touchscreen de 6,5″, Buetooth, rádio CD-Player, navegação e App-Connect
- “Kessy” – sistema de acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor
- Volante multifuncional em couro com comandos do rádio, computador de bordo, piloto automático e “Shift Paddles”
- Rodas de liga leve 18″ “Dartford” com pneus 235/45 R18 auto-selantes